O que é um site responsivo?
Site responsivo é o modelo de site que se adapta conforme o formato da tela do dispositivo do usuário.
Ou seja, é o formato que, independente de onde seu visitante acessar (computador, tablet, celular e outros tipos de aparelhos), o layout será ajustado para oferecer a melhor experiência.
Ele identifica a largura do aparelho e adapta as páginas, garantindo o melhor aproveitamento do espaço de tela possível, bem como a otimização do tamanho das imagens, fontes e outros elementos.
Um site não responsivo é aquele o texto fica pequeno demais, o conteúdo fica cortado, as imagens ficam maiores que o espaço da tela, entre outros problemas que prejudicam a navegação do seu usuário.
Qual é a importância de ter um site responsivo?
E por que investir em um site responsivo? Existem dois motivos principais:
Melhora a experiência do usuário
Ao fazer um site, costumamos avaliar o layout no computador, mas o foco mesmo deveria ser priorizar a versão mobile.
Conforme dados da Top Picks, 92,1% dos usuários de internet acessam a internet pelo celular, sendo que 62,06% do tráfego do site vem de dispositivos móveis.
Ou seja, é essencial que o seu site seja adaptado para todo tipo de dispositivo.
Se o usuário acessa seu site pelo smartphone e as páginas ficam confusas, ele pode, inclusive, duvidar da credibilidade da empresa — além de sair e procurar um concorrente com um site mais “confiável”.
Com o site responsivo, seu visitante pode abrir a página em qualquer aparelho e ter a melhor experiência — e isso, claro, melhorar suas vendas.
Melhora o ranqueamento no Google
Dentre os mais de 200 critérios de ranqueamento do Google, “Mobile e Velocidade” está entre eles.
Isso quer dizer que sites responsivos têm prioridade na hora de ranquear nos mecanismos de pesquisa. Por exemplo, se você busca algum termo na internet e tem dois sites com conteúdo relacionado, o Google dará preferência aquele com responsividade.
Além disso, esses modelos possuem uma taxa de rejeição menor, já que o usuário tende a abandonar menos a página por ter uma boa experiência. Como tem mais retenção, o Google entende que o conteúdo é melhor e o seu site ganha mais destaque nas pesquisas.
Para completar, a responsividade também resulta em mais velocidade da página, o que também é uma prioridade nos mecanismos de busca.
Site responsivo e site mobile: qual é a diferença na prática?
Falamos bastante da importância da versão mobile, mas é importante destacar que site responsivo e site mobile não são a mesma coisa.
O site mobile é desenvolvido exclusivamente para a utilização em dispositivos móveis, ou seja, é projetado apenas para esse formato de tela. Algumas empresas priorizam a versão mobile, então, criam investem em um segundo site somente para atender esse modelo.
O site responsivo é criado para ser flexível com qualquer formato de tela (desde computador até celular) e proporcionar a mesma qualidade na experiência para o usuário.
Em geral, é mais prático investir em um layout responsivo, visto que já abrange a versão mobile.
Como criar um site responsivo?
Agora, você já sabe o que é um site responsivo, então, é importante implementar esse modelo no site da sua empresa. Confira como fazer:
Verifique como está o seu site
Antes de tudo, cheque como está o site da sua empresa hoje.
Nesse caso, você mesmo pode analisar como suas páginas aparecem em aparelhos diferentes ou utilizar algumas das diversas ferramentas para testar a responsabilidade das páginas, como:
- Google’s Mobile-Friendly Test: serve para saber se o site é compatível com dispositivos móveis.
- Google Search Console: mostra erros críticos do site — inclusive, de conteúdo inválido.
- HubSpot’s Marketing Grader: mostra se o site é amigável para usuários de smartphone.
- Mobile Test Me: confere a exibição em dispositivos móveis diferentes.
Use um tema responsivo
Não basta apenas o tema do WordPress ser bonito, ele precisa ser responsivo.
Por isso, é importante criar ou escolher apenas temas que atendam aos critérios de aparência e funcionalidade. Existem diversas opções: sparkling, dazzling, avada, zerif lite, entre diversos outros.
Mesmo escolhendo um tema responsivo, lembre-se de ter cuidado na hora de personalizar, já que um conteúdo no modelo desktop pode ficar lindo, mas não tanto assim na versão mobile!
Busque ajuda de uma web designer
Se você quiser tornar seu site responsivo, o ideal é chamar um webdesigner para ajudar na tarefa.
Como mudar o modelo pode envolver mexer no código do site ou trocar de tema, é melhor contratar um profissional para não correr o risco de perder informação ou não ficar como você esperava.
Conte com a CodyMax
A CodyMax é especialista na criação de sites, planejamento e execução de projetos web. Podemos construir seu site com um layout que se ajuste em qualquer dispositivo, seja ele smartphone, tablet ou computador.
Além disso, ainda oferecemos diversas vantagens aos nossos clientes, incluindo:
- SEO Avançado
- Alta Performance
- Certificado de Site Seguro
- Botão de WhatsApp
- Otimizado para Redes Sociais
- E-mail Profissional
- Integração com Google Analytics
São 6 anos de experiência no meio empresarial oferecendo soluções personalizadas e proporcionando a melhor satisfação aos nossos clientes!
Que tal agendar uma reunião conosco? Entre em contato!