Por que a segurança do site é importante?
Um hacker pode causar um prejuízo enorme não apenas para a receita do negócio, como também para a credibilidade da empresa no mercado.
Um site é como se fosse um ponto comercial de uma empresa, então, quando ocorre um ataque cibernético, é possível acessar vários dados dos clientes, informações de formulário, páginas internas e até a estratégia de atuação da própria empresa.
Além de poder fazer o que bem quiser com essas informações, um hacker também pode mudar a estrutura do site, incluir dados falsos, solicitar informações indevidas, dentre outras ações.
Caso o Google identifique problemas de segurança no seu site, ele ainda pode avisar que a página pode conter malware e prejudicar o ranqueamento no buscador.
De toda maneira, uma invasão gera um grande estrago na empresa e pode fazer os clientes perderem a confiança no negócio.
Ou seja: nunca é uma coisa boa.
Como identificar que um site foi hackeado?
Embora existam sinais mais evidentes de hackeamento, alguns invasores são mais “sorrateiros” e conseguem invadir o site de maneira discreta, então, fique alerta para possíveis alterações ou sinais de que algo está errado.
Confira alguns indícios de problemas na segurança do seu site:
Problema no login
Embora a causa mais comum de problema no login seja o esquecimento da senha, este pode ser também um sinal de hackeamento.
Então, tente redefinir a senha, mas, caso não consiga, saiba que provavelmente tem algo errado com a segurança do seu site. Em geral, não conseguir redefinir sua senha significa que sua conta foi removida.
Aliás, mesmo conseguindo, investigue se realmente você esqueceu o acesso porque outra ação comum dos hackers é trocar a senha.
Mudança no site
Esse é um dos sinais mais evidentes de ataques cibernéticos.
Se o seu site mudou de tema, está com informações diferentes, contém links para sites inapropriados ou ocorreu outra alteração imprevisível nas páginas, provavelmente houve uma invasão.
Às vezes, não é uma mudança tão drástica. É um link oculto nas páginas ou são informações pequenas inseridas no rodapé, por exemplo.
Por isso, vale a pena sempre acessar o site para saber se está tudo bem.
Ah! Se o seu site tiver mais de um administrador, lembre-se de conferir se algum deles não realizou alguma mudança nas páginas.
Redirecionamento do site
Em alguns casos, os hackers direcionam as pessoas para outra página, como um site de namoro ou aposta, ao clicarem em algum botão ou link no seu site.
Essa é uma daquelas mudanças difíceis de perceber até alguém aparecer para reclamar.
Alerta do navegador ou mecanismo de pesquisa
O próprio Google emite alerta quando detecta problemas na segurança do site.
Nesse caso, existem duas formas: pelo navegador ou pela pesquisa do site.
No primeiro caso, o navegador emite um alerta avisando que o site está comprometido. Esse pode ser um sinal de invasão, mas também de problemas no código do tema, domínio e SSL.
O segundo caso ocorre quando o você busca pelo site no Google e ele exibe um aviso de segurança. Em geral, isso significa que o mapa do site sofreu uma invasão e o navegador não conseguiu rastrear as páginas corretamente.
O que leva um site wordpress a ser hackeado?
Existe uma característica em comum entre os hackers: eles são espertos e possuem diversas estratégias de invadir um site — algumas de maneira mais simples do que outras.
Contudo, no geral, os websites não são hackeados devido a vulnerabilidades no software principal do WordPress mais recente e sim por causa de falhas de segurança fáceis de evitar. Confira algumas causas comuns:
Senhas fáceis
Segundo a NordPass, uma empresa de gerenciamento de palavras-chave, as senhas mais utilizadas no mundo em 2020 foram:
- 123456
- 123456789
- picture1
- password
- 12345678
E, claro, os hackers amam senhas fáceis assim — não é à toa que essa seja uma das causas mais frequentes de invasão.
Software desatualizado
Não basta criar um site, é preciso sempre verificar a existência de atualizações não apenas do WordPress, como também dos temas e plugins.
Os códigos dessas ferramentas se atualizam sempre justamente para corrigir possíveis falhas de segurança, então, a falta de upgrade pode tornar o site vulnerável.
Código inseguro
Existem diversos plugins e temas os quais você pode adicionar no seu site para aumentar as funcionalidades, todavia é preciso ter cuidado ao instalar esses aparatos para não inserir códigos que roubem informações de sua página ou provoquem danos.
De preferência, escolha temas e plugins direto do diretório oficial ou compre com fornecedores confiáveis.
Conheça nosso serviço de Segurança, Manutenção e Suporte
Somos especialistas na criação de sites e temos um serviço completo de segurança, manutenção e suporte para garantir a proteção das suas páginas na internet.
Dentro desse serviço, oferecemos:
- Até 12h/mês de ajustes no site
- Backup diário
- Monitoramento em tempo real
- Análise e relatório de segurança
- Suporte de dúvidas
- Atualizações de plugins e temas
- Atendimento de emergências
- Suporte de dúvidas e estratégias de marketing sobre o site
- SEO (Correções técnicas)
Relatório
Desenvolvemos um relatório semanal para o cliente acompanhar a segurança do seu site.
Entre as informações que disponibilizamos, mostramos a quantidade de:
- Atividades maliciosas mitigadas;
- Comentários spam recusados;
- Envio de formulário de spam recusado;
- Endereço de lP malicioso detectado;
- Bloqueios ocorridos.
Além disso, informamos o número de usuários com nomes de usuário não existentes.
Dessa forma, você acompanha em tempo real a proteção do seu site e garante a preservação das informações.
Temos 6 anos de experiência no mercado e já desenvolvemos estratégias para empresas de diversos segmentos!
Não espere uma invasão acontecer para pensar na segurança do seu site! Entre em contato e faça seu orçamento.