Wix vs WordPress: qual a melhor plataforma para criar sites?

wix vs wordpress

Se você está embarcando no mundo de criação de sites para a sua empresa, deve estar com essa pergunta na mente!

O que é melhor? Wix ou WordPress?

Afinal, o Wix e WordPress são as plataformas de desenvolvimento de sites mais utilizadas do mercado, sobretudo por iniciantes, pois oferecem recursos e ferramentas de fácil acesso, permitindo que qualquer pessoa crie uma página na web.

Contudo, cada plataforma possui características próprias — sendo que uma destaca-se mais que a outra. Quer saber qual é a melhor? Continue lendo esse conteúdo… 

Compartilhe!
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Tabela de Conteúdo

Wix vs WordPress: quais são as diferenças?

Reunimos abaixo os fatores que você deve atentar-se ao escolher uma plataforma para criar o site da sua empresa, comparando as características de cada ferramenta.

Essas informações vão te ajudar a decidir qual a melhor: Wix ou WordPress, além de ensinar dicas incríveis — que podem potencializar o seu processo de criação.

Recursos

Os recursos oferecidos pelo Wix são mais limitados que os do WordPress.

Isso acontece, porque o WordPress possui um biblioteca com mais de 55.000 plugins, abrindo inúmeras possibilidades aos usuários durante a criação dos sites.

Por exemplo, com o WordPress é possível:

  • Integrar fóruns de discussão;
  • Criar tabelas semelhantes a planilhas;
  • Converter o site em rede social;
  • Otimizar o SEO;
  • Criar um banco de dados completo;
  • Adicionar e personalizar o tema do site como quiser.

Enquanto no Wix, o usuário fica limitado aos recursos convencionais, como conteúdos escritos, galeria de fotos, formulário simples, entre outros.

Facilidade de uso

Em questão de facilidade de uso, o Wix se destaca não apenas do WordPress, como também de inúmeras outras ferramentas de criação de sites.

Com funções intuitivas e de arrastar/soltar, a plataforma foi desenvolvida justamente para permitir que mais pessoas criassem páginas da web, mesmo não tendo conhecimento técnico.

O WordPress também é considerado um editor de sites de fácil uso, sobretudo quando analisamos as extensões e plugins disponíveis na plataforma.

Contudo, para criar um site profissional, com recursos mais avançados, o usuário precisa possuir conhecimentos mais técnicos em relação ao layout ou bastante tempo de estudo.

Design

Mesmo que o Wix ofereça mais ou menos 1.000 templates gratuitos aos usuários, o WordPress ganha na modalidade design, sobretudo se o criador souber utilizar HTML e CSS.

Afinal, é possível personalizar o design do site, obtendo uma página no exato formato e configuração que sua empresa precisa para oferecer a melhor experiência ao cliente!

A biblioteca do WordPress também está repleta de templates incríveis, gratuitos ou pagos, e em sua maioria responsivos com o uso mobile.

SEO

O SEO corresponde ao conjunto de técnicas fundamentais para um site conseguir alcançar as primeiras posições das páginas de buscas.

Como a configuração do site influencia bastante esse ranqueamento, saber qual o melhor, Wix ou WordPress, em relação a esse fator é super importante!

De modo geral, ambas plataformas permitem a otimização do SEO, oferecendo recursos como: criação de tags, títulos, versão Mobile Friendly e muitos outros.

Contudo, a vantagem de optar pelo WordPress é poder utilizar plugins para SEO, como o Yoast, que vão orientar ainda mais sua otimização.

Lembrando que o site responsivo e rápido é um dos fatores de ranqueamento mais importantes atualmente, então, sempre adapte seu site para o formato mobile.

Segurança

A segurança do site impacta diretamente o usuário e a empresa, afinal, é possível ter dados vazados ao utilizar sistemas fracos. 

Nesse quesito, o Wix destaca-se por ser uma plataforma de código totalmente fechado. Desse modo, os desenvolvedores da ferramenta conseguem controlar os dados que circulam no sistema, dificultando a ação de invasores.

Além disso, a manutenção do site é realizada de forma automática!

Em contrapartida, o WordPress exige que o próprio criador do site faça a manutenção do sistema, atualizando os códigos e mantendo-o seguro.

O ideal é contar com o suporte de profissionais especializados, caso você opte por desenvolver seu site através do WordPress.

Preços

Tecnicamente, o WordPress é gratuito. 

Entretanto, para utilizar essa ferramenta é necessário já possuir um domínio e hospedagem na web, ações pagas.

Enquanto, o Wix possui uma versão gratuita, com recursos limitados e domínio padrão, não personalizável.

Para ter acesso aos outros recursos da plataforma e conseguir alterar o domínio do site para o nome da sua empresa, é preciso escolher um dos planos da Wix.

Então, em quesito valor, as duas plataformas estão no mesmo patamar.

CaracterísticaWixWordPress
PersonalizaçãoLimitadaIlimitada
RecursosApenas recursos básicosPossui mais de 55.000 plugins
Facilidade de usoQualquer pessoa pode usarNecessita de conhecimentos
DesignPossui 1.000 templates gratuitos aos usuáriosPermite a personalização do design com HTML e CSS 
SEOPermite a otimização do SEOPermite a otimização do SEO
SegurançaCódigo fechado, com atualizações automáticasCódigo aberto, necessita de atualizações manuais
PreçoPossui um plano gratuito básico e opções pagasGratuito

Afinal, qual o melhor: Wix ou WordPress?

Depende da sua necessidade. 

Se você quer um site básico, o Wix pode ser uma opção interessante.

Contudo, o WordPress é a opção capaz de levar a sua empresa mais longe, sobretudo se você deseja oferecer um site profissional como todos os recursos necessários para uma ótima experiência aos seus clientes.

Dessa forma, recomendamos utilizar apenas o Wix para pequenos projetos.

Deixe a criação do site nas mãos de profissionais!

Em conclusão, o WordPress é a melhor plataforma para criação de sites a longo prazo.

Contudo, para entregar aos clientes excelentes resultados, é necessário possuir conhecimentos técnicos mais aprofundados.

Por isso, deixe a criação do site com profissionais, como a Codymax!

Desenvolvemos para sua empresa um site incrível, com todos os recursos e design que seu negócio precisa para proporcionar a melhor experiência ao cliente.

Solicite seu orçamento e conheça melhor os nossos serviços!

Gostou desse conteúdo? Leia também:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Publicações semelhantes

Formulário de Contato
Criação de Site
Codymax

Formulários de Contato: o que você precisa saber para adicionar no seu site

Além de otimizar o atendimento ao cliente, essa ferramenta facilita uma série de atividades internas da sua empresa, melhorando a produtividade da equipe e do negócio.

Seu site ainda não possui formulários de contato?

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher o melhor plugin de criação — e garantir ainda mais praticidade à rotina dos seus colaboradores e clientes — nesse artigo. 

Aproveite a leitura!

5 fatos para considerar antes de criar um site
Criação de Site
Codymax

5 fatos para considerar antes de criar um site

Afinal, o que você precisa saber antes de criar um site? 

Primeiro, saiba que você está dando um passo importante ao trazer sua empresa para internet e buscar alcançar mais pessoas. 

De resto, explicaremos tudo o que você precisa considerar antes de criar um site na internet nesse artigo!

Continue a leitura…