O que é WordPress? Conheça o CMS mais popular do mundo

wordpress

Se você deseja criar um site algum dia, vai acabar descobrindo o que é WordPress.

Gratuito e fácil de usar, o WordPress oferece todos os recursos necessários para a criação de um site profissional sem a necessidade de ter grandes conhecimentos em programação.

Sendo assim, marcas e blogs de todos os portes ao redor do mundo utilizam a ferramenta — não é à toa que virou o CMS mais popular do mundo. 

Continue conosco nesse conteúdo para saber outras informações sobre o que é WordPress. Aproveite a leitura!

Compartilhe!
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Tabela de Conteúdo

O que é WordPress?

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo — Content Management System, em inglês — utilizado para administrar páginas da web de diversos formatos e finalidades.

Esse CMS é o favorito entre os iniciantes, dado que permite que esses usuários criem sites profissionais e completos, seguindo passos simples e rápidos.

Ou seja, qualquer pessoa pode criar um site com o WordPress, mesmo não tendo nenhum conhecimento em linguagem de programação.

Ah! Por mais que seja bastante utilizado por iniciantes e pequenos negócios, o WordPress é tão completo que também é a ferramenta por trás de grandes sites e marcas, como o site da Forbes e o blog do PlayStation.

Como funciona essa ferramenta?

O WordPress possui duas plataformas diferentes, com funções distintas, mas que se complementam — inclusive, muitos usuários preferem utilizar as duas durante a criação dos seus sites.

A primeira plataforma é o WordPress.com, cuja principal função é hospedar sites e blogs. Essa hospedagem é gratuita e realizada através do softwares do WordPress.

Além disso, há o WordPress.org, ferramenta de código aberto, com a qual é possível desenvolver, customizar e editar as suas páginas na web — também de forma gratuita!

Para utilizar o WordPress.org é preciso, primeiramente, criar um domínio para seu site e hospedá-lo em alguma plataforma disponível na internet.

Em seguida, basta baixar a ferramenta e instalar no servidor que você utiliza!

Para que é recomendado o WordPress?

Quando foi criado, em 2003, o WordPress era apenas utilizado para o desenvolvimento de blogs na internet, oferecendo somente recursos simples que possibilitasse essa finalidade.

Com o passar do tempo, a ferramenta foi evoluindo e atualmente também permite a criação de outras páginas.

Dessa forma, você pode usar o WordPress para desenvolver:

  • Sites de negócios;
  • Lojas virtuais;
  • Portfólios profissionais;
  • Aplicativos móveis.

Por que criar o seu site em WordPress?

35% dos sites da internet utilizam o WordPress. A popularidade dessa ferramenta é, sobretudo, devido às vantagens que ela apresenta sobre as demais CMS do mercado.

Conheça abaixo quais são os benefícios do WordPress e descubra os motivos pelos quais você deve criar seu site utilizando essa plataforma!

Fácil de usar

Você pode até não conseguir utilizar o WordPress de um dia para o outro, mas, com um pouco de dedicação será possível aprender rapidamente a manusear a ferramenta.

Isso acontece, pois, a plataforma foi desenvolvida justamente para ser simples, amigável e acessível ao máximo de pessoas possíveis!

E claro: quanto mais experiência e conhecimento você conquistar, mais profissional ficará seu site — quem sabe você não transforma essa habilidade em uma renda extra?

Além disso, a monetização do site através do WordPress também é um processo super simples, característica que atrai empreendedores que desejam lucrar com suas páginas da web.

Exemplos de estratégias para monetizar um site com WordPress são:

  • Utilizar o marketing de afiliados;
  • Criar uma loja virtual e comercializar produtos online;
  • Adicionar espaços para anúncio no site.

Gratuito e de código aberto

Como dissemos anteriormente, o WordPress é um CMS gratuito e de código aberto, ou seja, todo mundo pode baixar essa ferramenta, utilizá-la e até mesmo modificá-la, adequando-a às necessidades do seu site!

Inclusive, essa característica do WordPress foi fundamental para sua evolução ao longo dos anos, pois inúmeros desenvolvedores puderam contribuir com melhorias.

Ah! Mesmo sendo gratuito, para criar um site no WordPress é preciso ter um domínio e hospedagem — serviços que precisam de investimento monetário.

Personalizável

Cada site ou blog possui sua identidade visual, a maneira de deixar uma marca nas pessoas através de cores, elementos, tipográficos, imagens… 

Para ajudar no fortalecimento da sua marca, o WordPress permite a personalização dos sites, oferecendo também inúmeros recursos gratuitos e super simples de editar.

Assim, basta você escolher um tema que se aproxime o máximo da identidade visual do seu site e, em seguida, editar os demais elementos fundamentais, como:

  • Cores;
  • Plano de fundo;
  • Logotipo;
  • Fonte/tipografia.

Desse modo, é possível criar um site único, mesmo utilizando uma plataforma bastante popular como o WordPress!

O Astra é o tema mais utilizado pelos usuários da plataforma — e mais recomendado por profissionais aos iniciantes — justamente devido a sua simplicidade e praticidade.

Seguro

A segurança é fundamental no mundo digital, sobretudo em sites que coletam dados pessoais dos usuários, como as lojas virtuais.

No WordPress você garante essa segurança para sua marca e clientes, devido à preocupação dos desenvolvedores da ferramenta em criar um código sólido e mais seguro.

Contudo, ainda assim é recomendado que você utilize outros meios de proteção contra hackers e vírus, impedindo os ataques cibernéticos e evitando a perda dos dados dos clientes e demais problemas.

Amigável para SEO

O SEO é uma das estratégias do marketing com maior potencial de sucesso, dado que, se bem aplicado, poderá levar seu site para as posições iniciais das páginas de busca.

Assim, sempre que um usuário buscar por um conteúdo ou produto presente em seu domínio, ele terá seu site com uma das primeiras sugestões.

E a linguagem aplicada no desenvolvimento do WordPress ajuda bastante os sites a otimizarem seu ranqueamento, dado que o código de alta qualidade com marcação semântica é um dos favoritos dos mecanismos de buscas.

Ou seja, se você atentar-se aos principais fatores de rankeamento — palavras-chave, qualidade do conteúdo, link building… — e utilizar o WordPress para criar seu site, a chance de garantir um lugar na primeira página será bem maior!

Gostou desse conteúdo? Leia também:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Publicações semelhantes

5 fatos para considerar antes de criar um site
Criação de Site
Codymax

5 fatos para considerar antes de criar um site

Afinal, o que você precisa saber antes de criar um site? 

Primeiro, saiba que você está dando um passo importante ao trazer sua empresa para internet e buscar alcançar mais pessoas. 

De resto, explicaremos tudo o que você precisa considerar antes de criar um site na internet nesse artigo!

Continue a leitura…

Porque devo me preocupar com a segurança do meu site wordpress
segurança
Codymax

Porque devo me preocupar com a segurança do meu site wordpress?

Infelizmente, dezenas de negócios só começam a se preocupar com a segurança do site Wordpress após uma invasão. 

Acontece que esses casos são mais frequentes a cada ano. Segundo dados divulgados pelo grupo Mz, ataques cibernéticos a empresas brasileiras aumentaram 220% no 1º semestre de 2021.

Contudo, não se engane: o WordPress continua sendo uma das plataformas mais seguras para a criação de site no mundo. Em geral, a maioria das invasões ocorre devido a descuidos de segurança facilmente evitáveis. 

Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre a importância de prezar pela segurança do site, como identificar se o seu site foi invadido e as consequência para o ranqueamento do site. 

Continue a leitura…