5 motivos para criar meu site personalizado em WordPress

Wordpress site personalizado

Todo mundo fala sobre criar um site personalizado em Wordpress, mas você sabe o porquê? É tão bom assim como dizem?

Mesmo surgindo outros construtores de sites no mercado, a plataforma continua sendo a mais popular — e tem boas razões para isso! 

Nesse artigo, mostraremos os motivos que levaram 30% dos sites a utilizarem o Wordpress e o porquê você também deveria utilizá-lo. Continue a leitura…

Compartilhe!
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Tabela de Conteúdo

Gratuito 

Em geral, esse é o principal motivo para os usuários escolherem o WordPress para criarem seu site personalizado. 

Por se tratar de um software de código aberto, qualquer usuário pode baixar, instalar e modificar da forma que quiser sem precisar pagar nada pela utilização. 

Ele foi fruto de um projeto comunitário nascido em 2003 e contou com o apoio de milhares de usuários para construir a ferramenta como conhecemos hoje. Desde então, a plataforma ficou mundialmente conhecida, de modo que mais de 500 sites são criados diariamente usando o WordPress

Embora o software seja gratuito, você precisa pagar pelo domínio e hospedagem na internet para conseguir instalar. 

Imagine que seu site personalizado é como se fosse o ponto comercial da sua empresa na internet. 

Ele precisa de um endereço — o nome do domínio — para o usuário encontrar sua página. Nesse caso, estamos falando da URL do seu site (www.nomedosite.com). 

Além disso, um ponto comercial precisa de um terreno — a hospedagem — para se instalar. É onde vai armazenar todas as informações da sua página. 

No entanto, mesmo com esses dois custos, ainda é bem barato utilizar o WordPress para criar seu site. 

Fácil de usar

Observando a facilidade de uso do software, não é difícil entender o porquê o WordPress é a maior plataforma de criação de sites do mundo.

A ferramenta tem uma interface simples e flexível, permitindo que qualquer usuário consiga manter seu site atualizado sem precisar de ajuda e mesmo não possuindo grandes conhecimentos sobre Web Design. 

Desse modo, você mesmo consegue verificar atualizações, publicar conteúdos, realizar mudanças no design da página, dentre outras atividades de maneira rápida e prática — o que é uma vantagem enorme para qualquer negócio.

Personalizável 

Você pode criar seu site personalizado de diversas formas diferentes no WordPress. Existem dezenas de temas disponíveis para customizar e ainda há a opção de fazer do zero caso queira. 

Mude a cor, coloque logo, crie slides, altere planos de fundo e modifique outras áreas do layout sem precisar mexer em código ou entender sobre programação.

Além da parte estética, é possível desenvolver qualquer modelo de página para a finalidade que você quiser. Tem como criar blog, site da empresa, portfólio, loja online, classificados, fóruns, páginas de vendas, salas de bate-papo, formulário e diversos outros formatos. 

Integra com outras plataformas

Uma das grandes vantagens de criar seu site personalizado no WordPress é a possibilidade de integração com diversas outras plataformas através dos plugins

Os plugins permitem a implementação de ainda mais funcionalidades no seu site de maneira rápida e prática. 

São diversos! Você tem plugin de brinde, pagamento, podcast, e-mail marketing, chat online, entre vários outros. 

Dentre todas as opções, o WooCommerce é um dos mais populares. A ferramenta permite a criação da sua loja online de forma rápida e prática. Ele aceita várias opções de pagamento, permite o cadastro de produtos ou serviços e demais funções para você conseguir vender pela internet. 

Amigável para SEO

Você pode ter um site personalizado incrível, mas precisa conseguir gerar tráfego para obter resultados de verdade na internet. 

E a melhor forma de atrair pessoas para sua página de forma orgânica é pelo SEO

O SEO — Search Engine Optimization — é um conjunto de técnicas com a finalidade de alcançar bom posicionamento no Google. 

Por isso, se você tem uma joalheria em São Paulo, a intenção é que a sua empresa apareça quando um usuário pesquisar “joias em São Paulo” ou “Joalheria na Avenida Paulista”.

E como isso tem relação com o WordPress?

A plataforma foi desenvolvida pensando no mecanismo de pesquisa e utiliza um código de alta qualidade com marcação semântica, permitindo que o Google rastreie melhor as páginas — e, consequentemente, oferece uma classificação mais alta nos resultados de pesquisa, atraindo um tráfego maior para sua página. 

Além disso, o WordPress ainda possui dois plugins que ajudam bastante a otimizar o SEO do seu site: o Yoast Seo e o Google Analytics.

O Yoast SEO é uma ferramenta que ajuda a otimizar seus conteúdos para obter o melhor resultado nos mecanismos de busca. Ele considera critérios que o próprio Google utiliza para avaliar a qualidade de um texto e mostrar nos resultados de pesquisa. 

Já o Google Analytics serve para mostrar o alcance das suas páginas e outros indicadores de desempenho para você avaliar suas estratégias de marketing. Desse modo, você pode ver, por exemplo, qual conteúdo obteve o melhor desempenho. 

Outras razões

Além desses motivos para criar um site personalizado no WordPress, também podemos citar: 

  • Segurança — além de ser considerada uma plataforma segura, ainda disponibiliza diversos plugins de segurança. 
  • É permanente — dentre as construtoras de sites, a ferramenta é uma das mais antigas, estando no mercado há quase 20 anos no mercado e é protegida pela fundação WordPress.
  • Aceita diversos tipos de arquivos — você pode colocar imagem, vídeo, gif, documento, áudio, planilha e diversos outros formatos de mídia nas suas páginas.

Sites de grandes empresas que utilizam WordPress 

Ao redor do mundo, grandes marcas também perceberam os motivos para criar um site personalizado no WordPress. Confira alguns cases: 

Nasa

Sim, a própria Nasa utiliza o WordPress! 

Criado utilizando o software, o blog da empresa publica diversas notícias, relatórios, anúncios e conteúdos. 

Editora Abril

Todos os sites da Editora Abril (Veja, Quatro Rodas, Guia do Estudante e demais páginas) utilizam um tema personalizado dentro do WordPress. 

Rock in Rio

O Rock In Rio é um dos maiores festivais de música do mundo e também escolheu o WordPress para ser a sua plataforma. No site, você descobre os  próximos eventos, história, notícias e o que mais você precisar saber sobre o evento. 

Outros sites

Além dos mencionados, poderíamos listar outros diversos aqui, como: 

  • Toyota Brasil;
  • USP;
  • Rolling Stone;
  • Sony Music;
  • The Walt Disney Company;
  • Ministério da Cultura;
  • MTV News.

Só falta mesmo o seu. O que falta para criar seu site personalizado no WordPress? Se precisar de ajuda, a Codymax pode desenvolver um site com a cara da sua empresa para aumentar seus resultados na internet!

Gostou do artigo? Confira também:

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Publicações semelhantes

5 fatos para considerar antes de criar um site
Criação de Site
Codymax

5 fatos para considerar antes de criar um site

Afinal, o que você precisa saber antes de criar um site? 

Primeiro, saiba que você está dando um passo importante ao trazer sua empresa para internet e buscar alcançar mais pessoas. 

De resto, explicaremos tudo o que você precisa considerar antes de criar um site na internet nesse artigo!

Continue a leitura…

Porque devo me preocupar com a segurança do meu site wordpress
segurança
Codymax

Porque devo me preocupar com a segurança do meu site wordpress?

Infelizmente, dezenas de negócios só começam a se preocupar com a segurança do site Wordpress após uma invasão. 

Acontece que esses casos são mais frequentes a cada ano. Segundo dados divulgados pelo grupo Mz, ataques cibernéticos a empresas brasileiras aumentaram 220% no 1º semestre de 2021.

Contudo, não se engane: o WordPress continua sendo uma das plataformas mais seguras para a criação de site no mundo. Em geral, a maioria das invasões ocorre devido a descuidos de segurança facilmente evitáveis. 

Nesse artigo, você vai entender um pouco mais sobre a importância de prezar pela segurança do site, como identificar se o seu site foi invadido e as consequência para o ranqueamento do site. 

Continue a leitura…