Formulários de Contato: o que você precisa saber para adicionar no seu site

Formulário de Contato

Além de otimizar o atendimento ao cliente, essa ferramenta facilita uma série de atividades internas da sua empresa, melhorando a produtividade da equipe e do negócio.

Seu site ainda não possui formulários de contato?

Separamos algumas dicas que vão te ajudar a escolher o melhor plugin de criação — e garantir ainda mais praticidade à rotina dos seus colaboradores e clientes — nesse artigo. 

Aproveite a leitura!

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Tabela de Conteúdo

Vantagens de adicionar formulários de contato no site

Adicionar formulários de contato no site é muito mais que uma forma de facilitar a comunicação dos clientes com a empresa.

Essa ferramenta é super importante para o desenvolvimento das atividades do negócio, otimizando e facilitando os processos.

Além disso, a experiência e satisfação dos clientes são melhoradas, aumentando o número tanto de compradores, como também de pessoas fiéis à sua marca!

Enfim, ao adicionar formulários de contato em seu site, sua empresa poderá aproveitar os seguintes benefícios:

  • Reunir os dados importantes de contato em um mesmo canal;
  • Diminuir os custos com processos diversos e tempo de execução;
  • Possibilitar o rastreamento de dados;
  • Disponibilizar recursos extras aos clientes, como upload de arquivos.

Erros comuns em formulários de contato

Para que sua empresa consiga aproveitar as vantagens apresentadas acima é necessário, primeiramente, evitar alguns erros ao criar formulários de contato para o site.

Descubra abaixo quais são os mais comuns e verifique se seu negócio comete algum deles!

Falta de textos de ajuda

A depender do segmento do seu negócio, os formulários de contato podem solicitar informações específicas, desconhecidas pelo usuário.

Por exemplo, para agendar um exame em uma clínica de imagem, pode ser requerido o código daquele exame, mas que o paciente não consegue identificar sozinho na requisição.

Ao incluir nos formulários de contatos dicas para ajudar o preenchimento das informações, o processo se torna mais fácil e prático para o usuário — reduzindo, inclusive, a taxa de abandono.

Ah! Inclua textos de ajuda em todos os formulários, mesmos nos mais simples. Essa é uma maneira de indicar, também, preocupação com a praticidade do cliente.

Muitos campos para preencher

Ninguém gosta de passar vários minutos preenchendo informações de contato — que muitas vezes nem serão úteis ao seu atendimento.

Portanto, o recomendado é criar formulários de contato mais breves possíveis, que permitam o usuário preenchê-los em apenas 5 minutos.

Solicite apenas os dados mais importantes, que possibilitem o primeiro contato ou resposta em relação à dúvida daquela pessoa.

Além de reduzir a taxa de abandono, essa estratégia permite que o cliente inclua essa atividade em qualquer momento do seu dia!

Não permite preenchimento automático

Preencher formulários de contato tornou-se algo comum da nossa rotina, justamente porque as empresas estão cada vez mais implementando essa ferramenta em seus sites.

Em meio a esse processo repetitivo, algumas informações ficam salvas no navegador ou na página da empresa, caso o cliente retorne para adicionar mais informações.

Para facilitar o seu processo — e aumentar seu nível de satisfação — utilize ferramentas que permitam o preenchimento automático desses dados!

Design simples

A simplicidade do design dos formulários adicionados em seu site também impactam diretamente no tempo para preenchê-los.

Afinal, quando todas as perguntas estão reunidas em um layout fácil de encontrar e utilizar, o processo torna-se bastante rápido e prático para o usuário.

Então, busque investir em designs simples para os seus formulários de contato!

Contudo, isso não significa que seu site precise abandonar a criatividade! Basta apenas combinar essas duas características, oferecendo uma experiência diferente, mas prática ao usuário.

Uso excessivo de CAPTCHA

O CAPTCHA é uma ferramenta de segurança importante, que impede a intervenção de robôs nos formulários de contato.

Entretanto, adicionar muitos recursos de CAPTCHA torna o processo bastante demorado e frustrante para o usuário — que precisará estar selecionando, a todo momento, imagens ou solucionando problemas matemáticos.

Ao invés disso, configure o CAPTCHA para apenas ser acionado se o cliente recomeçar a preencher as informações ou adicionar no processo outros recursos de segurança, como o Akismet.

Dicas ao adicionar formulários de contato no seu site

Agora que você conhece os erros que deve evitar ao adicionar essa ferramenta em seu site, trouxemos abaixo algumas dicas que vão te ajudar a criar um formulário de contato incrível para os seus clientes!

Prefira plugins simples de usar

A praticidade também deve fazer parte da rotina da sua equipe, não apenas dos seus clientes.

Por isso, dê preferência a ferramentas de criação de formulários de contato que sejam fáceis de utilizar, com recursos mais simples.

Além de facilitar o processo de desenvolvimento, essa escolha também otimiza as rotinas das atividades que envolvem o uso das informações coletadas pelos formulários — e acelera futuras alterações dos campos.

Customize os formulários

Os plugins de criação, em sua maioria, oferecem templates prontos para você adicionar ao seu site.

Entretanto, o ideal é customizar esses modelos, incluindo não apenas as perguntas que sua empresa realmente precisa do usuário, como também adicionando elementos da marca — como slogans ou frases de efeito.

Escolha uma ferramenta compatível com mobile

Você sabia que 58% dos brasileiros utilizam a internet apenas pelo celular?

Para atender a esse público gigantesco, seu formulário de contato deve ser criado em ferramentas compatíveis com a versão mobile.

Ou seja, o plugin escolhido deve adaptar o formulário para os mais variados tamanhos de tela — inclusive, para tablets e iPads.

Saia do comodismo

Ao desenvolver um formulário de contato, saia do comodismo de criar apenas campos simples! 

Ao invés disso, utilize a ferramenta para facilitar o atendimento interno da empresa.

Por exemplo, use o formulário como uma forma de triagem de atendimento, adicionando perguntas importantes como:

  • Os serviços/produtos que o usuário está interessado;
  • Se gostaria de um atendimento via WhatsApp, Google Meet ou ligação;
  • Expectativas do cliente sobre o serviço/produto… 

Utilize o formulário para fluxos internos da empresa

Aproveite os formulários de contato nos fluxos internos da empresa e não apenas no site!

Por exemplo, crie formulários para:

  • Criação de contrato;
  • Solicitar informações de admissão de funcionário;
  • Feedback sobre serviço ou produto;
  • Reportar algum erro para a empresa… 

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