O que são as CTAs?
CTA é uma sigla para Call to action — Chamada para uma ação, em português — que nada mais é do que uma estratégia voltada a solicitar que o visitante realize uma determinada ação imediata.
Ou seja, é uma forma de convidar o lead ou cliente para interagir de alguma forma com seu site, logo após ter visto um determinado conteúdo.
As chamadas podem ter diversos formatos, como texto, botão ou link, assim como representar inúmeros “comandos” diferentes. Tudo dependerá da sua estratégia de funil de vendas.
Além disso, essas chamadas também podem ocupar diferentes posições no seu texto, inclusive, no meio do conteúdo, ainda que a posição mais comum seja o final.
Qual a importância das CTAs para seu site?
As chamadas oferecem ao seu site inúmeras vantagens.
A primeira é fazer o usuário navegar por mais tempo em seu domínio, lendo outros conteúdos relacionados, conhecendo sua marca e seus produtos e, dependendo do seu estágio do funil, comprando as suas soluções.
Inclusive, devido a isso, os CTAs também proporcionam outra excelente vantagem: ajuda sua empresa a vender mais, mesmo que a longo prazo.
Outros benefícios de incluir essa estratégia em seu site são:
- Aumento nos cadastros de e-mail marketing;
- Maior interação com os usuários;
- Estímulo estratégico do interesse do usuário.
Quais são os tipos de CTA?
Como dissemos anteriormente, existem vários formatos e tipos de chamadas, cada um adequado a um objetivo e tipo de usuário diferente.
Abaixo, você vai conhecer as principais modalidades e quando utilizar cada uma delas!
Interação
CTAs que incentivam o usuário a interagir, ou seja, compartilhar, curtir ou comentar naquela página são ideias para estratégias de tráfego.
E claro, esse tipo é mais adequado para os visitantes, que ainda se encontram no topo de funil e que você deseja converter em lead.
Para usar essa chamada, por exemplo, adicione em seu site uma aba de comentários. Assim, ao final dos conteúdos, peça para o usuário interagir, deixando sua opinião ou dúvidas sobre o assunto.
Download
Ainda que os leads sejam figuras importantes para sua estratégia, na verdade, o principal objetivo da sua marca é transformá-los em clientes.
Para isso, uma das estratégias mais usadas são os CTAs para download de material rico, com os quais é possível obter dados importantes dessa pessoa, como e-mail.
Existem também vários formatos de materiais ricos — planilhas, e-books, infográficos, templates… — a escolha vai depender do conteúdo que você deseja passar e, principalmente, do seu cliente.
Por exemplo, caso sua empresa forneça cursinhos pré-vestibular, você pode sugerir o download de uma planilha de planejamento de estudos para o Enem.
Conversão
A página de conversão é um dos materiais mais importantes do marketing digital, que direciona o leitor diretamente para o que sua empresa deseja — normalmente, a compra de determinado produto ou serviço.
Diferente de outras páginas, a de conversão possui poucas informações, apenas as relevantes para convencer o usuário a executar a ação indicada.
As páginas de conversão funcionam como um atalho para sua estratégia de funil de vendas, mas, deve ser bem estruturada e elaborada para conseguir alcançar bons resultados.
Como fazer uma CTA que funcione?
A CTA apenas gera os resultados desejados quando elaborados da forma certa.
Primeiramente, essas chamadas para ação devem ser objetivas, claras e cumprir com o que foi prometido.
Ou seja, insira em seu site chamadas diretas, que indiquem em frases curtas e claras o que você deseja que o leitor faça a seguir — quanto mais longa for a CTA, menores serão as chances dele cumprir seu pedido.
Além de atender a essas características principais, ao construir as suas chamadas, fique atento as dicas abaixo:
- Considere o estágio do funil de vendas do conteúdo e o tipo de visitante que está sendo atraído;
- Conheça a persona daquele conteúdo, ou seja, quem vai consumir aquele post e realizar a ação indicada por sua empresa;
- Saiba qual o nível de conhecimento da persona sobre os produtos comercializados por seu negócio;
- Determine um objetivo para o CTA, como gerar tráfego para outro artigo ou aumentar o número de inscrições em uma newsletter.
Como escolher a CTA ideal para seu site?
Descubra abaixo como determinar outras características importantes da sua chamada!
Posicionamento
Como dissemos anteriormente, os CTAs podem estar posicionados em vários locais da sua página, ainda que o final seja o mais comum — é super indicada para conteúdos informativos, pois incentiva o leitor a continuar navegando por seu domínio.
Contudo, essa chamada também pode ser adicionada na barra lateral, no cabeçalho do site e até mesmo em imagens, garantindo a persuasão visual.
Cores
De modo geral, não há uma cor que gere mais resultados que outra quando falamos em CTAs. Na verdade, essa escolha depende da paleta de cores do seu site.
Afinal, com base nessas tonalidades você poderá escolher para seu botão de chamada uma cor que ofereça melhor contraste e conforto visual ao usuário.
E claro: dê preferência a cores que se destaquem das demais, chamando a atenção.
Público alvo
Você deve conhecer a pessoa que irá executar seus comandos, ou seja, o público-alvo daquele conteúdo.
Com isso, será possível determinar qual a chamada para ação mais adequada ao seu estágio de funil de venda e ao seu nível de conhecimento sobre o nicho da sua empresa.
Por exemplo, caso você possua uma loja de notebooks. Os usuários com pouco conhecimento nesses produtos ficarão interessados em conteúdos do tipo “10 melhores notebooks para trabalhar em 2022”, enquanto os mais especialistas nem irão baixar.
Com essas dicas, será mais fácil construir CTAs que gerem realmente resultados para o seu site!