O que é landing page e quando você vai precisar para sua empresa?

Se sua empresa deseja melhorar a conversão, você precisa descobrir o que é uma landing page o quanto antes!  

Essa é uma página justamente com a finalidade de transformar o visitante em lead ou lead em cliente e, sem dúvidas, vai mudar as vendas do seu negócio. 

Nesse artigo, explicamos tudo o que você precisa saber sobre landing page!  

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Tabela de Conteúdo

O que é landing page?

A landing page é uma página destinada para a conversão dos visitantes. 

Seu principal objetivo é gerar leads ou vender determinado produto ou serviço.

Em português, o termo significa página de aterrissagem, sendo escolhido por ser o local onde clientes em potencial chegam e normalmente adquirem a solução fornecida — no Brasil, o termo é normalmente traduzido para página de destino.

Diferente das demais páginas de um site, a landing page possui menos elementos e links, impedindo que a atenção do usuário seja direcionada a outra coisa a não ser a conversão.

Quais são os elementos de uma landing page?

Como o objetivo de uma landing page é a conversão — seja para lead ou comprador — o elemento principal dessas páginas é o CTA.

Contudo, para gerar o efeito desejado, essa estratégia também necessita de outros elementos, capazes de aumentar o poder persuasivo da página e, assim, convencer o usuário a seguir os comandos.

Conheça quais são esses elementos:

Título

Você sabia que 8 em cada 10 pessoas apenas leem o cabeçalho de uma página? Essa informação foi divulgada pela Copyblogger, site referência na área de copywriting.

Então, o título e subtítulo também são elementos essenciais para sua landing page.

Contudo, não basta apenas adicionar esses elementos em uma página e esperar que eles atinjam os resultados desejados.

É preciso também se dedicar em criar títulos atrativos, interessantes e capazes de convencer os usuários a continuarem a leitura — tudo isso em poucas palavras, sem perder a clareza e objetividade.  

CTA

O Call-to-action (CTA) nada mais é do que chamada para ação, ou seja, a frase que vai convidar o usuário a executar determinado ato — seja baixar um conteúdo ou comprar um produto.

Esse CTA deve possuir um botão próprio, posicionado em locais de destaque da página, sempre com cores que também chamam atenção dos demais elementos.

Lembre-se que o principal foco da sua landing page deve ser convencer um usuário a clicar no botão do CTA, então, quanto mais fácil for essa ação, maiores também serão suas chances.

Descrições

Um bom título e um grande botão dificilmente iriam convencer alguém a cumprir determinada ação, sobretudo aquelas que exigem investimento monetário.

Para isso, também é necessário adicionar outro elemento: a descrição da oferta.

Apresente as principais informações sobre a solução, como o produto pode solucionar seu problema e, principalmente, as vantagens que você garante ao adquiri-lo.

Fique atento também às boas práticas ao produzir as descrições da sua landing page:

  • Apresente as informações em bullet points;
  • Escreva frases curtas e fáceis de ler;
  • Destaque as informações relevantes em negrito;
  • Foque nos benefícios, ao invés das funcionalidades;
  • Escolha, no máximo, 5 itens importantes para apresentar.

Conteúdos visuais

Os elementos visuais e estéticos também influenciam nos resultados da sua landing page, pois podem agregar mais persuasão à página.

Contudo, assim como os demais elementos da sua landing page, os conteúdos visuais (como fotos ou vídeos) devem ser escolhidos com o máximo de cuidado possível!

Ou seja, escolha apenas aquelas capazes de representar para o usuário qual o valor da sua oferta e que, de preferência, retratam a própria persona.

Se for possível, recomendamos utilizar na landing page conteúdos autorais, assim, você garante que a página será 100% voltada ao seu público.

Por exemplo, imagine que sua landing page é voltada para a venda de um curso presencial para o Enem. Ao construir a página, utilize fotos de outras edições do curso — focando nas expressões de interesse e aprendizado dos alunos — ou até mesmo vídeos com trechos do evento. 

Formulários

Através dos formulários de contato, sua empresa será capaz de coletar os dados dos usuários, tornando-os em leads valiosos para a marca.

Ainda que você deseje acumular o máximo de informações possível sobre essas pessoas, lembre-se que, quanto mais espaços o formulário possuir, menores são as chances do usuário preencher todas as perguntas.

Afinal, no mundo digital, as ações devem ser rápidas e práticas.

Por isso, foque apenas nas informações mais importantes, como nome, profissão, e-mail e número de telefone (com WhatsApp). 

Quando sua empresa precisa de uma landing page?

Está em dúvida se sua empresa realmente precisa investir em uma landing page? Veja abaixo os principais benefícios dessa estratégia e se convença!

Investimento flexibilizado

O investimento da landing page varia conforme o nível de complexidade da página que você deseja criar.

Por exemplo, alguns profissionais cobram conforme no número de dobras da página — quanto mais dobras tiver, mais caro fica o serviço.

Então, caso seu orçamento esteja apertado ou você deseje, pelo menos no início, repassar baixos investimentos para a estratégia, basta montar uma landing page mais curta e com uma dobra.

Reduz o custo de aquisição de clientes

As informações dos clientes são essenciais para que seu time de marketing consiga estruturar um bom plano estratégico.

Entretanto, esse processo de aquisição é complicado e demanda muito tempo da equipe — que poderia estar sendo direcionado a outras funções.

Ao criar landing pages, você otimiza essa tarefa, pois a página consegue acumular uma quantidade boa de dados, sem muitos esforços contínuos.

Facilitar o lead scoring

O lead scoring classifica os leads conforme seu interesse e possibilidade de concretizar um negócio.

Com as landing pages, fica mais fácil fazer essa classificação, pois a equipe responsável apenas precisa analisar em qual etapa do fundo de funil está a landing visitada pelo usuário.

Ah! É possível automatizar essa tarefa, através de boas ferramentas de landing page, como:

  • Ion Interactive;
  • RD Station Marketing;
  • Hubspot;
  • Klickpages;
  • Instapage.

Objetivo é vender ou mostrar um produto

Como dissemos, o principal objetivo de uma landing page é a conversão, seja através da venda ou aquisição de lead — quando o usuário se interessa tanto pelo produto a ponto de fornecer seus dados.

Dessa forma, a estratégia é bastante recomendada para as empresas que querem chamar atenção para sua solução, com uma estratégia eficiente e multi vantajosa.

Afinal, com apenas um investimento, você consegue atrair mais clientes e enriquecer o banco de dados da sua empresa.

Agora que você já sabe o que é uma landing page, busque por profissionais especializados na estratégia e proporcione para sua empresa todos esses benefícios!

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