O que é tráfego pago?
Tráfego pago é a estratégia de divulgação que atrai usuários para sua página com anúncios online. Basicamente, consiste em investir em plataformas de publicidade, como o Google Ads ou Facebook Ads, para mostrarem seu anúncio na internet ao público.
Existem diversas vantagens em investir no tráfego pago, como:
Existem diversas vantagens em investir no tráfego pago, como:
- resultados rápidos: em poucas horas, seu anúncio pode alcançar milhares de pessoas — e muitas delas podem converter.
- investimento baixo: você pode começar a anunciar a partir de 1 dólar (R$5,20 mais ou menos).
- fornecimento de métricas: as plataformas fornecem uma série de dados sobre o desempenho de sua campanha, que servem para otimizar seus resultados e também trazer mais inteligência para seu negócio.
Segundo a World Stream, 50% dos gastos com publicidade foram online em 2020 — US$ 378 bilhões contra US$ 196 bilhões de publicidade offline.
Como funciona o tráfego pago?
Tráfego significa fluxo de pessoas. Sabe quando passa no jornal que o tráfego está intenso em determinada região da cidade? Significa que tem um grande volume de pessoas aglomerado naquela zona.
Quando falamos em tráfego pago, é o volume de pessoas que chega no seu site através de publicidade paga.
Funciona da seguinte forma:
- Você escolhe a plataforma (falaremos das principais mais adiante)
- Cria sua conta;
- Escolhe seu tipo de campanha;
- Segmenta o público conforme o interesse;
- Coloca seu criativo (o que vai aparecer para o público);
- Roda a campanha;
- Acompanha as métricas.
Tráfego pago x tráfego orgânico
Existem duas formas principais de tráfego na internet: o orgânico e o pago.
O tráfego orgânico é quando você atrai público para seu site sem gastar nada (com a produção de conteúdo, por exemplo) enquanto o tráfego pago é quando utiliza alguma ferramenta paga para levar audiência à sua página.
Plataformas para fazer tráfego pago: como escolher a melhor?
Existem diversas ferramentas para anunciar na internet. É melhor utilizar todas? Como escolher a melhor?
Se você quiser testar em todas, é uma opção válida, mas o melhor mesmo é conhecer seu público-alvo e entender onde ele está.
Por exemplo, vamos imaginar que seu público é corporativo e gosta de utilizar, principalmente, LinkedIn e Google. Essas são as duas plataformas de anúncios que você deveria investir.
De todo modo, conheça a seguir as principais ferramentas de tráfego pago:
Google Ads e Youtube Ads
São as duas plataformas de anúncios do Google.
Os anúncios do Google Ads aparecem de diversas formas:
- Discovery;
- Pesquisa;
- Shopping;
- Local;
- Display;
- entre outros.
Sabe quando você pesquisa algum termo no Google e aparecem aqueles resultados pagos no início? Então. É um dos formatos disponíveis.
Já o Youtube Ads, sem dúvidas, você já conhece. São aqueles clássicos anúncios que você fica esperando para pular quando quer assistir um vídeo — ainda que sejam chatos, acredite: funcionam muito bem.
Além desses, tem anúncios que ficam do lado, embaixo do vídeo ou até mesmo ao pesquisar.
Uma das vantagens dos anúncios no Google é ter a opção de só pagar quando um usuário clica na publicidade.
Facebook Ads e Instagram Ads
São as duas plataformas de anúncios do Facebook.
Os anúncios do Facebook e Instagram são bem parecidos: eles aparecem no feed, story, reels, entre outros formatos.
Você pode divulgar diversos formatos de criativos e segmentar o público de várias maneiras: padrões de consumo, gênero, idade, entre outros.
Tik Tok Ads
É a plataforma de anúncios do TikTok.
Nos últimos tempos, essa rede social cresceu bastante, principalmente entre os jovens. São mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês em 2021.
Desse modo, pode ser um bom lugar para anunciar. O formato predominante na plataforma são vídeos curtos.
LinkedIn Ads
É a plataforma de anúncios do LinkedIn.
Para quem tem um negócio B2B, essa ferramenta de tráfego pago é ótima para alcançar novos negócios. Você pode anunciar na caixa de entrada, na timeline, na barra lateral, entre outros formatos.
Outras ferramentas de anúncios pagos que podem te interessar
- Pinterest Ads;
- Twitter Ads;
- Taboola;
- Bing Ads.
5 dicas para conseguir os melhores resultados com tráfego pago
Se você já decidiu sua plataforma, temos algumas dicas excelentes para melhorar seus resultados com anúncios online:
Conheça bem o público
Em todas as ferramentas de anúncios, você vai ter a opção de segmentar para quem quer anunciar, então, conhecer bem o público é essencial para conseguir um bom resultado nas suas campanhas.
Liste informações, como:
- faixa de idade;
- gênero;
- interesses.
Invista em um bom site ou página
A intenção do anúncio é apenas atrair pessoas.
Se elas vão converter bem ou não, depende diretamente do seu site ou página, ou seja, pouco adianta investir milhões de reais em anúncios sem ter uma boa página de destino.
Produza conteúdo
No marketing digital, o que é melhor: investir no tráfego orgânico ou pago?
Os dois.
O tráfego orgânico, sobretudo com a produção de conteúdo, intensifica os resultados do tráfego orgânico e ainda otimiza seus custos.
Capriche na copy
Você gosta de ser interrompido por anúncios?
Imaginamos que não. Para alguma publicidade realmente te fazer clicar, ela precisa chamar bastante a atenção a ponto de despertar seu interesse.
Por isso, invista em técnicas de copywriting para tornar seus criativos mais persuasivos, fazendo mais pessoas clicarem no anúncio.
Deixe o CTA bem claro
Por fim, é importante sempre deixar evidente o que a pessoa precisa fazer com chamadas para ação, como “Saiba Mais” e “Clique agora”.
Quando o CTA não está claro, você pode até chamar a atenção da pessoa, mas ela não saberá o que fazer.
E então? Entendeu bem o que é tráfego pago? Aplique esse conhecimento no seu negócio e comece a anunciar na internet. Se precisar de um site ou página de alta conversão para levar seu público, conte com a Codymax!