Site Institucional ou Landing Page: o que é melhor para sua empresa?

Afinal, o que fazer: site institucional ou landing page?   

Alguns dizem que é o site, outros falam que é landing page, mas o melhor jeito mesmo de resolver essa dúvida é entendendo a diferença e utilidade de cada um.  

Nesse artigo, nós explicamos tudo o que você precisa saber para tomar a melhor decisão para seu negócio!  

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Tabela de Conteúdo

O que é uma landing page? 

A landing page é uma página com uma finalidade de conversão específica. Pode ser um formulário, cadastro em um evento, compra de produtos, baixar um e-book, entre outros. Consiste em uma página criada especificamente para aquele fim. 

Em geral, esse fim é a captação de leads para a entrar em contato posteriormente. Por exemplo, é uma página de cadastro para um evento de lançamento ou uma página de isca (com o oferecimento de uma aula gratuita, por exemplo) em troca de dados. 

Esse modelo tem diversas vantagens:

Página de aterrissagem

Landing page significa “página de aterrissagem” em português. Basicamente, é uma página em que o possível lead tem contato com a empresa. 

Nesse caso, é excelente para utilizar como ponto de contato inicial com seu cliente. Inclusive, você pode segmentar a página para um público específico. 

Por exemplo, vamos imaginar um salão de cabelo que atende todos os tipos de cabelo, mas quer fazer uma campanha especificamente para o público de cabelo cacheado. Ao invés de mudar o site inteiro para criar uma comunicação direcionada para essa audiência, o salão pode criar uma landing page com “Cacheadas, temos uma promoção especial para você” no título da página. 

São mais limpas

Uma landing page é bem “clean” em relação à quantidade de informações da página. Por ser uma página com um objetivo específico de conversão, o ideal é utilizar a comunicação mais simples e direta possível. 

Existem diversos modelos de landing page, mas um dos mais utilizados é: 

  1. Título
  2. Subtítulo 
  3. Breve descrição
  4. Formulário 
  5. CTA

Ou seja, bem menos informação do que um site. 

Conversão maior

A intenção do landing page é transformar o usuário em cliente ou lead. Por ter o objetivo específico de conversão e ser mais direcionada por um público qualificado, essa métrica costuma ser maior em comparação a um site. 

Praticidade

Como a landing page é apenas uma página com poucas informações em geral, ela é bem mais prática de criar do que um site, que possui diversas páginas, por exemplo. Então, pode ser uma alternativa mais rápida para seu negócio.

Flexibilidade em investimento

São diversos tipos de landing page, de modo que o valor do seu investimento varia conforme o nível de complexidade da página que você quer. 

Responsividade

É uma página adaptável para todos os tipos de dispositivos. 

Curto prazo

A finalidade da landing page é mais para o curto prazo — para uma campanha de marketing específica, por exemplo. 

O que é um site institucional?

O site institucional é uma plataforma completa de uma empresa. 

Nessa plataforma, conta diversas informações sobre o negócio, como: todos os serviços, valores da empresa, conteúdo do blog, entre outros. O intuito do site institucional é servir, sobretudo, de meio para encontrar a empresa na internet. 

A seguir, confira seus benefícios:

Mais completo

Como falamos, o site contém tudo que o cliente precisa saber sobre o negócio — desde a história da empresa até meios de contato. Sendo assim, é ótimo para inserir mais informações e funcionalidades. 

Grande janela para divulgar produtos e serviços

Quantos produtos ou serviços você quer divulgar? 10? 200? 

Em um site, não existem limites. Um e-commerce, por exemplo, vende centenas de produtos em uma mesma plataforma.

Conteúdo organizado e fácil de ser encontrado

O site institucional é organizado por menus clicáveis. Logo no topo da plataforma, é possível encontrar todas as informações que o usuário quiser, inclusive alguns sites têm até uma barra de pesquisa para pesquisar. 

Ranqueamento (pesquisa orgânica)

Outra vantagem importante do site é o potencial de trazer tráfego orgânico através da pesquisa do Google. Com uma boa otimização de SEO (Search Engine Optimization), o usuário pode pesquisar pela sua empresa — ou até mesmo buscar por algum termo relacionado — e encontrar o site. 

Responsividade

É adaptável para qualquer tamanho da tela do dispositivo. 

Longo prazo

Tirando algumas atualizações de informações ou funcionalidades, um site é um investimento de longo prazo. Você cria uma vez e ele pode servir como uma apresentação do seu negócio por anos. 

Mais autoridade

Uma das formas mais comuns de um usuário verificar a credibilidade da empresa é buscando pelo nome no Google. Se ele não encontrar absolutamente nada, pode estranhar a autoridade do negócio. 

Site Institucional ou Landing Page: o que é melhor para sua empresa?

No final, qual é a diferença entre site e landing page? É simples: a landing page é apenas uma página com objetivo de conversão e site institucional é uma plataforma completa que funciona como uma apresentação da empresa. 

Para decidir o melhor, é preciso avaliar a necessidade da empresa. Precisa de uma página para uma campanha específica? A landing page é mais interessante. O objetivo é ranquear no Google? O site é mais indicado. 

A verdade é que o site institucional e landing page são complementares e atendem demandas diferentes. 

O ideal é possuir um site institucional para a empresa e criar landing pages conforme as necessidades. Por exemplo, se você tem um e-commerce, é válido ter o site principal e landing pages para os produtos mais vendidos da sua loja. 

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