Quanto tempo leva para ranquear no topo do Google?
Uma das perguntas que atormenta muitas empresas, mas também muitos webmasters e profissionais de SEO do setor, é o tempo que leva para um site se posicionar nos mecanismos de busca. Para ser mais preciso, dado seu poder avassalador sobre os outros, o tempo necessário para colocar um site no primeiro lugar do Google.
Antes de entrar na questão, é apropriado fazer uma pequena premissa sobre o que significa posicionamento e sobre o que estamos falando.
O posicionamento de um site, página ou artigo no Google deve ser entendido como a conquista de uma posição relevante no SERP (resultados da pesquisa). Não deve ser confundido com indexação, ou seja, o simples recebimento de um URL do site (página, artigo etc.) pelo Google, ainda longe de ser visto e clicado pelos usuários.
Outra premissa necessária diz respeito ao tipo de posicionamento: existe um posicionamento orgânico, obtido por meio de um trabalho de SEO (Search Engine Optimization) e um posicionamento pago, que usa o circuito do AdWords para aparecer entre os primeiros resultados.
Dito isso, vamos nos concentrar no tempo que leva para um site ser posicionado de forma eficaz no Google, capaz de direcionar tráfego para o site.
Indexação e posicionamento, qual a diferença?
Indexação e posicionamento não são a mesma coisa, como já falamos. Embora o primeiro termo se refira ao conjunto de atividades a serem realizadas para que as páginas de um site apareçam no Google, o segundo se refere às práticas recomendadas a serem aplicadas para aumentar a posição entre os resultados da pesquisa dentro da SERP.
Ser indexado é a condição indispensável para se posicionar o mais alto possível. Os fatores a serem levados em consideração para ter todos os recursos prontos para serem verificados corretamente pelos mecanismos de pesquisa são múltiplos e requerem ferramentas e treinamento.
Quanto tempo um site leva para se posicionar no Google?
Vamos esclarecer qualquer dúvida, dando a única resposta possível: depende. Em alguns casos, pode chegar à primeira página em menos de um mês; em outros, pode levar anos. Os fatores que afetam o posicionamento são inúmeros, primeiro a qualidade do conteúdo e a otimização SEO.
Um estudo da Ahrefs analisou uma grande quantidade de dados comparando o tempo que levou para os sites serem classificados no Google por milhões de palavras-chave. A pesquisa produziu os seguintes resultados:
- O conteúdo de um site é posicionado mais rapidamente para palavras-chave menos pesquisadas e com menos concorrência;
- Os sites de maior autoridade, com backlinks de qualidade por trás deles, têm uma classificação mais rápida do que os sites recém-criados.
- Independentemente do nível de concorrência das palavras-chave, a pesquisa Ahrefs mostrou que uma página no top 10 tem, em média, mais de 2 anos, enquanto as que estão na primeira posição do Google têm quase 3 anos.
Os dados mostraram uma certa tendência das várias páginas de se posicionarem para suas palavras-chave dentro de 60 a 120 dias. No entanto, isso não deve ser um fato tomado exatamente. De fato, a amostra de palavras-chave é muito pequena se comparada à infinidade de palavras-chave potencialmente pesquisáveis no Google.
Além disso, fatores internos (conteúdo, links internos, SEO, velocidade etc.) e fatores externos (perfil de backlink, concorrência, etc.) podem ter um impacto variável, ajudando a acelerar ou diminuir o tempo necessário para o posicionamento orgânico.
Além disso, o fato é que o Google atualiza constantemente seu algoritmo, a intenção de pesquisa de suas consultas e os parâmetros a serem recompensados ou penalizados. Portanto, não existe um timing preciso: a única coisa a fazer é sempre melhorar o site, atualizá-lo com conteúdo de qualidade, focar no usuário e sempre otimizar o conteúdo.
As características das páginas que alcançam o primeiro lugar no Google
A primeira posição no Google é alcançada, em média, por páginas de pelo menos três anos. Páginas criadas há menos de um ano nos 10 principais resultados do Google: existem, mas com uma porcentagem variando entre 1 e 5%.
Há muitas características para alcançar o primeiro lugar do Google, obviamente, o comprimento da página não é o único critério.
O Google leva o valor do conteúdo a sério para a pesquisa do usuário e os usuários estão se tornando mais exigentes.
Os usuários procuram conteúdo autêntico e desejam que a navegação seja intuitiva e que os artigos sejam bem pesquisados e ricos em conteúdo.
Um site com excelente desempenho técnico, que carrega muito rapidamente, otimizado para celular, não trará resultados se o conteúdo não conseguir atrair o público certo ou atender às necessidades do alvo certo.
O site deve estar funcionando de acordo com os diferentes aspectos considerados importantes pelo Google, que são muito numerosos e exigem muito tempo e habilidades específicas. Uma pequena lista comunicada pelo próprio Google inclui:
- Criar títulos de página exclusivos e precisos, que descrevam o conteúdo da página
- Aproveite a meta descrição, de forma descritiva e persuasiva, com chamadas para ações apropriadas que estimulam o usuário a executar as ações desejadas
- Melhorar a estrutura do site
- Melhorar a estrutura dos seus URLs (curta, com uma escolha de palavras significativas para o usuário).
- Facilitar a navegação no site, com relacionamentos intuitivos entre páginas e usando ferramentas apreciadas pelos usuários e bots do Google
- Otimizar o conteúdo
- Oferecer conteúdo de qualidade que responda às perguntas dos usuários e seja adaptado às intenções de pesquisa dos usuários
- Saber dosar conteúdos longos e curtos, sempre pensando no tipo de leitor e nas situações em que ele se encontra fazendo pesquisas no Google para acessar sua página da Web
- Otimizar o uso de imagens, ou seja, renomear as imagens com termos descritivos do que é representado
O que tudo isso significa?
Podemos concluir que quase 95% das páginas recém-publicadas não alcançam o Top 10 em um ano. E a maioria dos “sortudos”, que conseguem chegar lá, fazem isso em cerca de 2 a 6 meses.
Na verdade, não devemos definir essas páginas como “sortudas”, porque o motivo pelo qual chegaram ao Top 10 em menos de um ano provavelmente se deve ao trabalho árduo de otimização SEO dos responsáveis pelo site.
Então, trata-se de trabalho duro e dedicação!
Fonte: https://blog.umbler.com/br/quanto-tempo-leva-para-ranquear-no-topo-do-google/